Novidades

24Jul

(Português do Brasil) Mesa-redonda: O Lulismo, o Bolsonarismo e o xadrez eleitoral de 2018

(Português do Brasil) Com o intuito de discutir o cenário político brasileiro às vésperas da eleição, o INCT.DD promove a mesa-redonda “O Lulismo, o Bolsonarismo e o xadrez eleitoral de 2018”, que acontece no próximo dia 24/7 (terça-feira), às 9h30, no Auditório da Facom (UFBA). O evento trará a Salvador o cientista político Sérgio Braga (UFPR), que estará ao lado do também cientista político Paulo Fábio Dantas (UFBA) e do professor de comunicação e política da Facom e coordenador do INCT.DD, Wilson Gomes. A mediação fica por conta do filósofo Crisostomo de Souza (UFBA). A ideia é debater os principais acontecimentos que podem influenciar na eleição, além de apresentar o panorama geral das forças em disputa neste ano.

A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição previamente: https://www.inctdd.org/inscreva-se/.

Para quem não puder comparecer, o evento terá transmissão ao vivo – o link será publicado no dia nos nossos perfis oficiais do Facebook e Twitter.

O Encontro é mais uma das ações do Instituto nesse ano eleitoral de 2018, que também contará com outros eventos e com uma extensa pesquisa sobre o pleito nacional, articulada e executada com toda a rede de pesquisa do INCT.DD.

26Mar

(Português do Brasil) Segunda edição do International Lectures on Digital Democracy

(Português do Brasil) Simone Chambers, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade da Califórnia, profere a conferência “Truth, Public Sphere and the Rise of Populism”, na segunda edição do International Lectures on Digital Democracy, projeto do INCT.DD. A Conferência será às 9h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, com entrada gratuita. A ação marca a abertura do semestre do PósCom-UFBA, cujo período letivo se inicia no dia 02 de abril.

Simone Chambers é uma reconhecida professora de Ciência Política na Universidade da Califórnia em Irvine, especializada nas áreas de Teoria Política e Teoria Democrática. Desde 2014 é também diretora do Centre for Ethics da Universidade de Toronto. Ele tem escrito e publicado diversos artigos e livros nos temas “democracia deliberativa”, “razão pública”, “esfera pública”, “secularismo” e sobre as obras de Jürgen Habermas e John Rawls.

27Out

(Português do Brasil) ELEIÇÕES E INTERNET: O QUE A CAMPANHA DE TRUMP TEM A DIZER SOBRE O BRASIL EM 2018

(Português do Brasil) Nesse encontro pretende-se debater, no plano da teoria, a relação entre internet e democracia e, mais especificamente, entre internet e campanhas eleitorais, para depois analisar essas duas experiências americanas, ambas com bons resultados nas urnas. Serão abordados ainda dados sobre os pleitos de 2014 e 2016 no Brasil. Ao fim, a intenção é produzir uma reflexão conjunta sobre as expectativas para as eleições brasileiras de 2018.

Convidado:

Arthur Ituassu

18Out

(Português do Brasil) Workshop sobre eTransparência

(Português do Brasil) A iniciativa visa explorar o conceito de transparência pública de modo a delimitá-lo no âmbito das investigações sobre e-Democracia e e-Governo. A partir do estudo das possibilidades oferecidas pelo ambiente de comunicação digital para tornar governos, instituições públicas e atores políticos mais accountable à sociedade, pretende-se apresentar os métodos e os índices utilizados em pesquisas acadêmicas e em relatórios a fim de mensurar o quão transparentes se mostram estados, cidades, países ou instituições.

21Ago

(Português do Brasil) Seminário Evangélicos na Política e Ativismo Digital

(Português do Brasil) Primeiro Seminário Temas Contemporâneos em Mídia, Religião e Cultura, promovido pelo Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP. Tema deste seminário: Evangélicos na Política e Ativismo Digital. Conferência com o Prof. Dr. Wilson Gomes (UFBA), lançamento do livro ‘Do púlpito às mídias sociais. Evangélicos na política e ativismo digital’, de Magali Cunha, e painel com depoimentos de ativistas evangélicos. Aberto à participação de todas as pessoas interessadas.

01Ago

(Português do Brasil) International Lectures on Digital Democracy

(Português do Brasil) O evento visa discutir questões teóricas e práticas envolvendo democracia digital no Brasil e no mundo. Nesta edição, os convidados são Hans Asenbaum, pesquisador do Centre for the Study of Democracy (da Universidade de Westminster), e Ricardo Fabrino Mendonça, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG e membro do INCT.DD. Os pesquisadores vão debater o lugar da subjetividade e da identidade política na Era Digital.