projetos

Projeto

(Português do Brasil) Administração Pública nas redes sociais: discutindo elementos acerca das novas formas de informação ao cidadão

gerar url de compartilhamento

"(Português do Brasil) Administração Pública nas redes sociais: discutindo elementos acerca das novas formas de informação ao cidadão"

(Português do Brasil) Esse projeto tem por objetivo compreender o sentido da participação dos órgãos públicos do Poder Executivo Federal nas redes sociais ( Facebook e Twitter). Nesse sentido, a pergunta a ser respondida por esse trabalho é: em que medida o uso das redes sociais ? twitter e facebook ? proporciona a Administração Pública maior possibilidade de comunicar e democratizar a informação ao cidadão e qual a natureza desta informação ? ela amplia as possibilidades do controle social, por parte da população, ou ela se constitui em uma visão unilateral (estatal) da informação? Sob essa perspectiva, a pesquisa estudará seis Ministérios da estrutura federal ? o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPOG), a Secretaria Especial de Políticas para Igualdade (SEPPIR), a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O estudo insere-se no campo dos estudos relacionados ao governo eletrônico, pois, busca-se, por meio, dele identificar se o princípio da publicidade pode ser melhor efetivado através das mídias sociais. Ao mesmo tempo, procura-se identificar em que medida ferramentas como essas implementam novas formas de interação entre cidadãos e o Estado, construindo formas mais ágeis de acesso do cidadão ao Estado, ampliando a possibilidade de maior participação do cidadão na gestão pública e redesenhando aspectos institucionais desta gestão. As categorias úteis para análise são: redes sociais, democracia participativa e governo eletrônico.

 

Pesquisadores envolvidos:

Ana Claudia Farranha Santana
Paulo Fernando Soares Pereira
Juliana Gomes Miranda
Sulivan Charles Barros
Fábio Jacinto Barreto de Souza
Wanderson Maia Nascimento
Luciana de Oliveira Miranda
Maria Eugênia Diniz Figueirêdo Cireno
Thiago Luis Santos Sombra
Catalina Gutierrez Gongora
Vanessa Vogado Correia
João Vitor Rodrigues Martins
Murilo Borsio Bataglia
Leonardo Nogueira de Moraes
Leonardo Tadeu Dos Santos
Amanda Nunes Lopes Espiñeira Lemos
Yvonne Belinda Maha
Danilo Morais dos Santos
Juan Esteban Sanchez Cifuentes