Novidades

24Jul

Mesa-redonda: O Lulismo, o Bolsonarismo e o xadrez eleitoral de 2018

Com o intuito de discutir o cenário político brasileiro às vésperas da eleição, o INCT.DD promove a mesa-redonda “O Lulismo, o Bolsonarismo e o xadrez eleitoral de 2018”, que acontece no próximo dia 24/7 (terça-feira), às 9h30, no Auditório da Facom (UFBA). O evento trará a Salvador o cientista político Sérgio Braga (UFPR), que estará ao lado do também cientista político Paulo Fábio Dantas (UFBA) e do professor de comunicação e política da Facom e coordenador do INCT.DD, Wilson Gomes. A mediação fica por conta do filósofo Crisostomo de Souza (UFBA). A ideia é debater os principais acontecimentos que podem influenciar na eleição, além de apresentar o panorama geral das forças em disputa neste ano.

A entrada é gratuita, mas é preciso fazer inscrição previamente: https://www.inctdd.org/inscreva-se/.

Para quem não puder comparecer, o evento terá transmissão ao vivo – o link será publicado no dia nos nossos perfis oficiais do Facebook e Twitter.

O Encontro é mais uma das ações do Instituto nesse ano eleitoral de 2018, que também contará com outros eventos e com uma extensa pesquisa sobre o pleito nacional, articulada e executada com toda a rede de pesquisa do INCT.DD.

26Mar

Segunda edição do International Lectures on Digital Democracy

Simone Chambers, professora do Departamento de Ciência Política da Universidade da Califórnia, profere a conferência “Truth, Public Sphere and the Rise of Populism”, na segunda edição do International Lectures on Digital Democracy, projeto do INCT.DD. A Conferência será às 9h, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, com entrada gratuita. A ação marca a abertura do semestre do PósCom-UFBA, cujo período letivo se inicia no dia 02 de abril.

Simone Chambers é uma reconhecida professora de Ciência Política na Universidade da Califórnia em Irvine, especializada nas áreas de Teoria Política e Teoria Democrática. Desde 2014 é também diretora do Centre for Ethics da Universidade de Toronto. Ele tem escrito e publicado diversos artigos e livros nos temas “democracia deliberativa”, “razão pública”, “esfera pública”, “secularismo” e sobre as obras de Jürgen Habermas e John Rawls.

27Out

ELEIÇÕES E INTERNET: O QUE A CAMPANHA DE TRUMP TEM A DIZER SOBRE O BRASIL EM 2018

Nesse encontro pretende-se debater, no plano da teoria, a relação entre internet e democracia e, mais especificamente, entre internet e campanhas eleitorais, para depois analisar essas duas experiências americanas, ambas com bons resultados nas urnas. Serão abordados ainda dados sobre os pleitos de 2014 e 2016 no Brasil. Ao fim, a intenção é produzir uma reflexão conjunta sobre as expectativas para as eleições brasileiras de 2018.

Convidado:

Arthur Ituassu

18Out

Workshop sobre eTransparência

A iniciativa visa explorar o conceito de transparência pública de modo a delimitá-lo no âmbito das investigações sobre e-Democracia e e-Governo. A partir do estudo das possibilidades oferecidas pelo ambiente de comunicação digital para tornar governos, instituições públicas e atores políticos mais accountable à sociedade, pretende-se apresentar os métodos e os índices utilizados em pesquisas acadêmicas e em relatórios a fim de mensurar o quão transparentes se mostram estados, cidades, países ou instituições.

21Ago

Seminário Evangélicos na Política e Ativismo Digital

Primeiro Seminário Temas Contemporâneos em Mídia, Religião e Cultura, promovido pelo Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP. Tema deste seminário: Evangélicos na Política e Ativismo Digital. Conferência com o Prof. Dr. Wilson Gomes (UFBA), lançamento do livro ‘Do púlpito às mídias sociais. Evangélicos na política e ativismo digital’, de Magali Cunha, e painel com depoimentos de ativistas evangélicos. Aberto à participação de todas as pessoas interessadas.

01Ago

International Lectures on Digital Democracy

O evento visa discutir questões teóricas e práticas envolvendo democracia digital no Brasil e no mundo. Nesta edição, os convidados são Hans Asenbaum, pesquisador do Centre for the Study of Democracy (da Universidade de Westminster), e Ricardo Fabrino Mendonça, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFMG e membro do INCT.DD. Os pesquisadores vão debater o lugar da subjetividade e da identidade política na Era Digital.