As funções desempenhadas pelos E-parlamentos na América Latina: a Câmara dos Deputados brasileira de uma perspectiva comparada (2016-2020)

Democracia Digital / Pesquisas

As funções desempenhadas pelos E-parlamentos na América Latina: a Câmara dos Deputados brasileira de uma perspectiva comparada (2016-2020)

Este projeto pretende agregar diversas pesquisas sobre a democracia digital e e-parlamentos na América Latina que tenham um viés comparativo. O objetivo básico é comparar várias experiências de uso das tecnologias digitais no Brasil com outros países da América Latina. Nossa análise baseia-se no modelo metodológico proposto por Cristina Leston-Bandeira, em seus diversos trabalhos sobre os parlamentos digitais europeus. Nossa hipótese geral de pesquisa é a de que as tecnologias digitais estão impactando de forma incremental as democracias latino-americanas contribuindo para a melhoria de sua qualidade ao abrir oportunidades de interação entre esfera política e esfera civil, e contribuir para a criação de uma cultura política de alternância no poder e mais participativa. A metodologia empregada será a análise comparativa, em sua dimensão qualitativa e quantitativa, e também estudos de caso de processos decisórios específicos. Esperamos com esta pesquisa efetuar estudos empiricamente orientados das principais experiências de democracia digital nos E-parlamentos na América Latina, analisando o Brasil nesse contexto de uma perspectiva comparada.

Pesquisadores vinculados