Conferência debate estratégias para combater a desinformação

Notícias / Sem categoria

Conferência debate estratégias para combater a desinformação

INCT.DD apresentou propostas de financiamento e estratégias de pesquisa.

 

Ciência no combate à desinformação foi o tema de conferência realizada em Brasília, nos dias 2 e 3 de abril, com a participação do Instituto Nacional de Informação em Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Pesquisadores da rede participaram das mesas de abertura e encerramento do evento, discutindo desafios da pesquisa sobre desinformação. O evento resultou de ação conjunta entre a Capes, o CNPq, a Finep, o Ipea, a Presidência da República e os institutos nacionais de ciência e tecnologia e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

A solenidade de abertura, no dia 2, contou com a conferência “A ciência em uma agenda democrática para a era digital” de Nina Santos, pesquisadora do INCT.DD. “Foi um importante momento de construção de uma colaboração entre poder público, academia e sociedade civil para enfrentar desafios centrais do nosso tempo”, avalia Nina Santos. A mesa de abertura também contou com a participação de representantes da Capes, da Finep, do Ibict, do Ipea, assim como da Secretaria de Políticas Digitais da Secom (PR).

No dia 3 de abril, a mesa de encerramento do evento, que discutia desafios no combate à desinformação, contou com a presença da pesquisadora Maria Paula Almada, do INCT.DD. Na opinião da pesquisadora, a conferência teve bastante importância por reunir órgãos de fomento e institutos de pesquisa brasileiros que investigam a desinformação, permitindo o debate sobre estratégias de financiamento e combate aos conteúdos falsos. “A construção de um ambiente digital democrático mais saudável e plural e o enfrentamento à desinformação só pode ser feito em conjunto. Tanto a academia precisa se articular, quanto sociedade civil, o governo, o poder público, de uma maneira geral”, explica.

 

WhatsApp Image 2024-04-04 at 10.07.10
WhatsApp Image 2024-04-03 at 18.26.54 (1)