Notícias

Democracia Digital no Brasil

13/08/2020 Por Rodrigo

O objetivo principal do projeto ‘Democracia Digital no Brasil’ é avaliar o modo pelo qual os Poderes Executivo e Legislativo utilizam ferramentas digitais para promover valores democráticos.

O mapeamento das iniciativas de democracia digital brasileiras é um projeto que já está em execução desde 2011, no âmbito do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD), da Universidade Federal da Bahia, antes mesmo que este se tornasse o laboratório central do INCT.DD. Desde então, a pesquisa vem se consolidando diante do crescimento da área, da inserção e aproveitamento de novas tecnologias digitais, do aprimoramento de técnicas metodológicas e da incorporação de novos pesquisadores, principalmente a partir da implantação do INCT.DD em 2017. Este projeto, portanto, é fruto do esforço conjunto de grupos de pesquisa e laboratórios nacionais ao longo desses anos, contando com a participação de mais de 30 estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores e pesquisadores doutores, formando uma rede que teve como tarefa principal a identificação de sites governamentais e a navegação, catalogação e análise deste.

Desde 2017, a pesquisa passa a ser realizada no âmbito do INCT.DD e é reformulada por nova equipe de trabalho. Assim, passou a contar com parâmetros mais objetivos, que se perpetuaram ao longo dos anos seguintes. Atualmente, a pesquisa é organizada por Maria Paula Almada, Rodrigo Carreiro, Nina Santos, João Senna e João Guilherme Santos.

 

Relatórios anuais: