Cursos

Cursos

Treinamento

Programa de Treinamento Profissional em Governança Democrática
Trata-se de programa de qualificação profissional de alto nível para gestores culturais e conselheiros culturais sobre o emprego de recursos, linguagens, ambientes e plataformas de comunicação em meios digitais para aumentar a eficiência, a modernização e o teor democrático da prestação do serviço público de cultura e das boas práticas de governança.
Programa de Treinamento Profissional em Parlamento Digital
As práticas democráticas têm enfrentado novos desafios com a utilização de tecnologias digitais pelo campo da política. Os parlamentos, mais especificamente, são instituições que perceberam a importância de desenvolver mecanismos online para se conectar aos seus representados. Com o enfrentamento da pandemia de Covid-19, a utilização do digital se tornou, em alguma medida, inevitável, pois muitos Legislativos encontraram nas ferramentas online meios para prosseguir com o trabalho parlamentar, tanto pelos consultores quanto para a tomada de decisão pública. Desse modo, questiona-se: Quais os meios mais eficazes de desenvolver mecanismos para trabalho legislativo remoto? Como manter os níveis de transparência exigidos pela LAI a partir da adoção emergencial do digital pelas casas? Que tipos de iniciativas digitais podem ampliar o engajamento dos eleitores com o Parlamento? O curso tem, portanto, como foco a teoria e a prática sobre o uso de plataformas online pelo Poder Legislativo para inovação democrática em comunicação, transparência, participação política e trabalho legislativo. Formato: Curso à distância com 2 aulas semanais, certificado pelo INCT.DD Carga horária: 64 horas-aula Público-alvo: Servidores de Casas Legislativas

Extensão

Gestão Estratégica em Campanha Eleitoral Online
Com o intuito de preparar os profissionais da comunicação para os novos desafios das campanhas digitais em 2018, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) abre inscrições para o curso Gestão Estratégica de Campanha Eleitoral Online. O treinamento é dividido em dois módulos: o intermediário é voltado para profissionais com alguma experiência na área, enquanto que o avançado tem como pré-requisito a realização do módulo anterior. Cada módulo terá carga horária de 20 horas-aula e ocorrerá ao longo de uma semana, nos laboratórios da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA). É recomendável que os estudantes tragam notebooks para as atividades práticas. Os participantes receberão certificados como curso de extensão da UFBA.
Curso Entendendo Fake News
O curso, concebido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, visa disseminar conteúdo de qualidade e acessível ao grande público sobre um dos temas chave da atualidade: as fake news. Nossa percepção é a de que o crescimento do interesse na questão trouxe consigo também uma certa incompreensão e imprecisão no seu tratamento. Com o intuito de aprofundar o debate e explicar esse tema para um público amplo, resolvemos montar o presente curso. Curso 100% online e gratuito Turmas abertas permanentemente.
Inscreva-se já!
Escola de Verão - Métodos Digitais
Realizada anualmente. Na última edição, o curso ampliou seu escopo temático e abordou Python e R para análise de sentimento e machine learning em ciências sociais. A iniciativa, realizada nas instalações da sede do INCT.DD, na Facom-UFBA (Salvador), contou com uma turma de 40 alunos, entre estudantes de vários níveis (graduação, mestrado e doutorado) e de diversas instituições de ensino do país, que tiveram aula sobre técnicas de abordagem a grande volume de dados, mineração de dados, aplicações práticas e manejo de banco de dados. As atividades foram concentradas nos períodos da manhã e da tarde, totalizando 40 horas/aula, com especial atenção para realização de testes e exercícios práticos. A capacitação foi comandada pelos professores Gilberto Sassi (UFBA) e Crysttian Arantes (UFSC), com monitoria da equipe local.

Pós-Graduação

O catálogo de disciplinas do INCT para a pós-graduação compreende as principais áreas de estudo da democracia digital. Todas são ofertadas no formato EaD, em rede, e envolvendo todos os PPGs associados ao Instituto. São elas:
Introdução à Democracia Digital
A disciplina de Introdução à Democracia Digital (IDD) foi a primeira elaborada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) para a plataforma digital. Seu objetivo era apresentar um panorama das pesquisas que têm se desenvolvido na interface entre democracia e tecnologias digitais de comunicação e informação.
Transparência, Governo e Dados Abertos
A disciplina tem por objetivo abordar as diversas faces do fenômeno da abertura das instituições do Estado, em sua dimensão política e tecnológica, analisando questões conceituais, normativas técnicas e de ferramentas, além dos desafios, problemas e limitações que a transparência digital enfrenta.
Deliberação online
Esta disciplina, intitulada “Deliberação online”, tem por objetivo abordar as diversas faces desse fenômeno em sua dimensão política e tecnológica, analisando questões conceituais e metodológicas, além dos desafios, problemas e limitações que as práticas deliberativas enfrentam.
Participação
A participação política tem se mostrado um dos temas mais recorrentes em Teoria Democrática ao longo das últimas décadas. A literatura recente se debruça em examinar as diferentes oportunidades que a utilização dos recursos de e-participação oferecem para conectar os cidadãos às instituições políticas.
Política Online
A disciplina tem por objetivo oferecer conhecimentos e reflexões sobre práticas e usos mais próximos da política institucional (como as campanhas online, iniciativas para o voto online e as versões digitais adotadas por partidos e sindicatos), tanto quanto aquelas específicas da esfera dos cidadãos, desde as práticas políticas mais tradicionais em feições renovadas até novas formas, possível apenas em e por causa dos novos ambientes e ferramentas de conexão digital.