Escola de Inverno oferece cursos de métodos digitais de pesquisa
27 de junho de 2024 2024-06-27 14:56Escola de Inverno oferece cursos de métodos digitais de pesquisa
Em sua primeira edição, a Escola de Inverno é promovida pelo INCT.DD em parceria com Compolítica e
PUC-Rio
Métodos digitais voltados para o conhecimento e a prática em pesquisas e análises em ciências humanas e sociais são o foco da primeira edição da Escola de Inverno. A iniciativa é uma promoção do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) em parceria com a Compolítica e a PUC-Rio. Cinco cursos serão oferecidos de maneira presencial entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no auditório do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Cada curso terá seis horas de duração e busca promover o aperfeiçoamento sobre metodologias digitais direcionadas para a pesquisa em ciências sociais, comunicação e ciência política. As aulas são direcionadas para estudantes que já tenham alguma iniciação nas ferramentas e métodos abordados. Inscrições podem ser feitas pelo Sympla, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 200,00.
Assim como na Escola de Verão, a organização da Escola de Inverno oferece bolsas integrais para membros das instituições organizadoras. Serão oferecidas duas bolsas do INCT.DD por curso e uma bolsa da Compolítica por curso. Abaixo seguem mais informações sobre cada um dos cursos oferecidos.
Oficina de dados: SPSS, Python e ChatGPT para tratamento e análise de bases de dados (29 e 30 de julho, às 9h)
Com Sivaldo Pereira (UNB)
No formato oficina, o curso trabalhará com SPSS, Python e ChatGPT para a limpeza, tratamento, recortes e análise de bases de dados. O objetivo é capacitar os participantes a lidarem com questões metodológicas; solucionar problemas; corrigir e explorar bases de dados reais; e propiciar o amadurecimento da habilidade analítica de dados. Não requer conhecimento prévio nos softwares.
Análise de redes intermediário (29 e 30 de julho, às 14h)
Com João Guilherme Bastos Santos (Instituto Democracia em Xeque, INCT.DD)
Este workshop introduz os participantes à diferentes dimensões da análise de redes complexas, explorando métodos que combinam análise de redes de atores, agrupamentos (clusterização), análise textual e de imagens. O curso foca em ferramentas de agrupamento (clusterização), identificação de centralidade e avaliação de resultados da análise de redes, utilizando casos práticos. Interessam-nos particularmente as consequências de ajustes simples nos algoritmos utilizados na pesquisa – como de clusterização, pagerank ou “temperatura” no caso do uso de IA generativa – bem como sua variação ao longo do tempo, fundamentais para que os métodos digitais sejam utilizados de modo crítico na pesquisa científica. De modo suplementar, serão apresentados programas de código aberto capazes de auxiliar essas análises (sem a intenção de fornecer uma capacitação completa) além da discussão sobre as vantagens da utilização de linguagens como R e Python.
Gephi (31 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h)
Com Raul Pimentel (COMP PUC-Rio)
Apresentação e demonstração da ferramenta para produção e análise de rede aplicada ao campo da comunicação e das mídias digitais. Etapas desde o tratamento até a visualização de dados. Apresentação de estudos de caso.
Raspagem de dados de redes sociais (01 e 02 de agosto, às 9h)
Com Marcelo dos Santos (PUC-Rio)
Panorama geral das possibilidades e limitações para coleta de dados de plataformas digitais no contexto pós-API. Procedimentos práticos e ferramentas. Restrições metodológicas. Debates sobre ética e jurisprudência.
Processamento e Aprendizado de máquina para análise textual com Python (01 e 02 de agosto, às 14h)
Com Crysttian Paixão (UFBA)
O Processamento de Linguagem Natural fornece uma série de técnicas que permitem a extração de informações de base de dados textuais. A Mineração de Texto é uma de suas vertentes, a qual tem como objetivo permitir a extração de informações dessas bases. Em alguns casos, ocorre a associação com metodologias de Aprendizado de Máquina, permitindo realizar diferentes análises. Este curso tem como objetivo apresentar uma breve introdução à Mineração de Texto, associada ao Aprendizado de Máquinas, permitindo o processamento de dados textuais para extração de métricas, métodos de sumarização, representação e visualização de informações.
Serviço:
O que: Escola de Inverno 2024 INCT.DD/Compolítica
Quando: de 29 de julho a 2 de agosto
Onde: no auditório do Departamento de Comunicação da PUC, no Rio de Janeiro (RJ) Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Kennedy, Gávea, sala K 102
Quem: aberto a todas as pessoas interessadas
Como: inscrição pelo link https://www.sympla.com.br/evento/escola-de-inverno-de-metodos-digitais-inct-dd-compolitica-2024/2487551 mediante pagamento de taxa no valor de R$ 200,00
Por que: uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento.
Últimas notícias
- Escola de Inverno oferece cursos de métodos digitais de pesquisa
- Sessão pública de “A Câmara” destaca desafios enfrentados pela bancada feminina
- “A Câmara” revela controvérsias na atuação de deputadas federais em 2022
- Conferência debate estratégias para combater a desinformação
- Nova seleção para pesquisador(a) pós-doc do INCT.DD
2017 2018 2019 Ana Claudia Farranha ana javes luz bolsonaro Camila Mont'Alverne camilo aggio campanha campanha 2018 campanha digital campanhas campanhas digitais Christiana Soares de Freitas ciência ciências sociais Claudia Cappelli Claudio Luis de Camargo Penteado comportamento político comunicação e política congresso democracia Democracia Digital Diego Canabaro discussão política edna miola eleições eleições 2018 escola de verão Francisco Paulo Jamil Marques Internet livro Maria Paula Almada metodologia métodos quantitativos Paula Karini Amorim pesquisa podcast podcast de política polarização Política política em rede relatório de pesquisa transparência whatsapp