INCT.DD lança disciplina de pós-graduação em conjunto com 13 PPGs do Brasil

Notícias

INCT.DD lança disciplina de pós-graduação em conjunto com 13 PPGs do Brasil

Preparada em rede, o INCT.DD iniciou a disciplina Introdução à Democracia Digital, oferecida para alunos de mestrado e doutorado de 13 programas de pós-graduação do Brasil, em modalidade EaD. A iniciativa é mais um passo que o Instituto dá com o objetivo de fortalecer sua rede de pesquisa, ampliar as ações de transferência de conhecimento e capacitar futuros pesquisadores na área de democracia digital.

A carga horária total é de 68 horas e os alunos contarão com diversos professores ao longo do semestre, que cobrem áreas chave da democracia digital, como transparência, dados abertos, participação, discussão pública, ativismo, dentre outras.

Ementa:
A democracia digital consiste no emprego de recursos tecnológicos, de projetos baseados em tecnologias e até das experiências de uso pessoal e social das tecnologias de comunicação e informação para produzir mais democracia e melhores democracias. O objetivo da disciplina é apresentar a história da e-democracia, os principais subtemas e campos envolvidos, além de discutir alguns dos seus principais problemas e perspectivas. Em suma, o estudante será apresentado ao “estado da arte” dos usos das tecnologias e práticas de comunicação, particularmente daquelas relacionadas à internet, em benefício da democracia.

Mais informações