Inscrições abertas para o módulo avançado do curso Gestão Estratégica de Campanha Eleitoral Online

Notícias

Inscrições abertas para o módulo avançado do curso Gestão Estratégica de Campanha Eleitoral Online

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) abre inscrições para o módulo avançado do curso Gestão Estratégica de Campanha Eleitoral Online. O módulo tem carga horária de 20 horas-aula e ocorrerá entre os dias 16 e 20 de abril, das 18h40 às 22h, no laboratório do INCT.DD, situado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA).

O módulo avançado foi especialmente desenhado para profissionais com uma experiência mais profunda em comunicação digital ou para aqueles que tenham realizado o módulo intermediário. A ideia é oferecer um aprofundamento em temas que são cruciais para as campanhas digitais, tendo em vista o pleito de 2018.

O curso é uma atividade de extensão da UFBA. Assim, os participantes que alcançarem presença de 75% receberão certificado. É recomendável que os estudantes tragam notebooks para as atividades práticas. O nosso laboratório têm bancadas, tomadas individuais (no novo padrão) e internet via wi-fi.

 

Pré-requisito: Ter cursado o módulo intermediário ou demonstrar
experiência com comunicação estratégica em ambientes online.
Onde? Facom-UFBA.
Quando? Entre 16 e 20 de abril, das 18h40 às 22h.

16/04 – SEG: Por que ainda não tivemos uma campanha online no Brasil? Prof. Wilson Gomes
Nesta aula serão examinadas as características fundamentais de uma campanha integralmente digital, a relação entre capacidade tecnológica e planejamento político, o padrão atual da campanha baseada em inteligência informática, análise de dados e em mídias sociais. Neste contexto, serão sumarizados os obstáculos à adoção de campanha integralmente digitais.

Wilson Gomes é doutor em Filosofia e professor titular da Faculdade de Comunicação e do programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da UFBA. É também coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), rede de laboratórios associados que envolve 20 instituições e 50 pesquisadores brasileiros na área de democracia e tecnologias digitais.

 

17/04 – TER: As campanhas eleitorais e o uso estratégico de big data – Prof. Lucas Reis
A aula abordará a extração de dados digitais, análise de redes e semântica com plataformas open source.

Lucas Reis é CEO da Zygon AdTech, doutorando em Comunicação na UFBA, com experiência em campanhas majoritárias e proporcionais em diferentes estados brasileiros para candidatos de diferentes partidos como PCdoB, MDB, DEM, PSB, PV e PSC.

 

18 e 19/04 – QUA e QUI: Inteligência e análise de dados em campanhas online – Prof. Júnia Ortiz

Trata-se de um curso teórico-prático que tem como objetivo discutir a importância da atividade de inteligência na gestão de campanhas online. O curso oferece uma visão ampla do processo de pesquisa que envolve o desafio de transformar dados em informação, apresentando ferramentas e noções de análise estatística a fim de capacitar profissionais para a execução de análise de dados online.

Júnia Ortiz é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (PosCom/UFBA), com estágio doutoral no MIT Comparative Media Studies pelo programa CAPES/Fulbright (2014-2015). Pesquisadora de pós-doutorado com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, membro do Grupo de Pesquisa em Análise Crítica da Mídia e Produtos Midiáticos (Analítica/UFBA). Analista de Inteligência na Zygon Digital, onde atua na análise de dados em mídia programática, atendendo Governo da Bahia, Governo do Ceará, Prefeitura de Salvador, Banco do Estado de Sergipe – Banese, Desenbahia, Fieb/SENAI, Sebrae, dentre outros.

 

20/04 – SEX: Conteúdos baseados em dados: automação de conteúdo – Prof. Lucas Reis
A metodologia de inbound marketing aplicado a campanhas. Personas, lead generation e fluxos de nutrição automatizados em período eleitoral.

Lucas Reis é CEO da Zygon AdTech, doutorando em Comunicação na UFBA, com experiência em campanhas majoritárias e proporcionais em diferentes estados brasileiros para candidatos de diferentes partidos como PCdoB, MDB, DEM, PSB, PV e PSC.

Em caso de dúvidas, escreva para [email protected].

Faça a sua pré-inscrição no formulário abaixo.