Obra discute perspectivas e tendências em Parlamento Digital

Notícias

Obra discute perspectivas e tendências em Parlamento Digital

Organizado por pesquisadores de referência na área de estudos legislativos, “Parlamento Digital: conceitos e práticas” discute aspectos relacionados ao processo de digitalização do ambiente institucional representativo, com enfoque nas novas possibilidades para os relacionamentos entre as casas legislativas e os cidadãos.

A obra reúne contribuições de alguns dos principais pesquisadores nacionais e estrangeiros sobre o assunto, vinculados à rede de pesquisa internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). A organização ficou por conta de quatro pesquisadores do Instituto, Cristiane Brum Bernardes (Câmara dos Deputados), Isabele Mitozo (UFMG), Sergio Braga (UFPR) e Sivaldo Pereira da Silva (UnB).

Você pode baixar o livro gratuitamente aqui.

 

Parlamento digital: conceitos e práticas

Organização:

Cristiane Brum Bernardes
Isabele Mitozo
Sérgio Braga
Sivaldo Pereira da Silva

Resumo:

Qualquer análise sobre o cenário institucional e político do Século XXI precisa levar em conta que o uso da internet pelos atores políticos é uma realidade em ascensão na maioria dos países. Em relação ao Parlamento, instituição central das democracias representativas conforme as conhecemos, as perspectivas e tendências seguem a mesma direção. Representantes, atores institucionais, cidadãos e organizações da sociedade civil estão engajados no uso de diferentes plataformas, com interesse específico de influenciar as decisões políticas, em um processo que os estudos chamam de “Democracia Digital”. Nas duas últimas décadas, a aceleração dos processos de digitalização da esfera política em todo o mundo, especialmente com o ingresso dos atores políticos e das instituições no ambiente das mídias sociais, criou novas complexidades para o relacionamentos entre as casas legislativas e os cidadãos. Esse é um dos focos desta publicação, que tematiza diferentes aspectos dos processos de digitalização no ambiente institucional representativo.