Este projeto pretende efetuar um estudo sobre o papel das tecnologias digitais nas várias dimensões do funcionamento dos parlamentos brasileiros, incluindo o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, e as 27 Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais das capitais brasileiras, concentrando-se nos seguintes aspectos: a) sua utilização pelas elites parlamentares e pelos assessores parlamentares, tanto em período eleitoral como não-eleitoral; b) seu papel na modernização das casas legislativas e na formulação de políticas públicas. O objetivo básico é comparar várias experiências de uso das tecnologias digitais no Brasil com destaque para os parlamentos estaduais e câmaras de vereadores das capitais dos estados. Nossa hipótese mais geral de pesquisa é a de que as tecnologias digitais estão impactando de forma incremental as democracias brasileiras tanto em escala nacional como subnacional, contribuindo para a melhoria de sua governança ao abrir mais oportunidades de interação entre esfera política e esfera civil.