Opinião pública e debate político no Brasil pós redes sociais online

Pesquisas / Política Online

Opinião pública e debate político no Brasil pós redes sociais online

O projeto é desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) analisa o debate sobre temas públicos em Redes Sociais Online (RSO) de portais de notícias e de integrantes da elite política. O objetivo é verificar que conteúdos mais mobilizam os debatedores e quais as formas predominantes de participação nas novas modalidades de debate público em ambientes digitais. O objeto de análise é a comunicação política, em especial em processos eleitorais, que se desenrolam em ambientes informacionais complexos, principalmente mediados pelas novas tecnologias de informação e comunicação, dada a importância que as redes sociais online ganharam no Brasil. Um objetivo complementar é recolher (minerar) dados comparativos entre conteúdos postados em diferentes páginas e o perfil do debate em cada um dos espaços, assim como a relação das posições públicas dos produtores de conteúdos, notadamente os portais noticiosos, e as opiniões dos webleitores nos espaços públicos de comentários de portais eletrônicos e redes sociais. As principais questões que norteiam a pesquisa são: como se dá o debate de temas públicos nas RSO? No caso brasileiro, é possível identificar diferenças significativas em relação ao debate apresentado pelos meios convencionais de difusão de informação, em especial os impressos? Existe um novo espaço de socialização e debate livre das restrições institucionais dos meios de comunicação convencionais, com maior pluralidade de vozes e participação do cidadão interessado em política? A metodologia predominante é quantitativa de análise de conteúdo a partir de categorias pré-estabelecidas como temas, abrangência, disposição para debate e presença dos nomes das personalidades públicas nos conteúdos da web. Do ponto de vista institucional, a proposta justifica-se como forma de garantir a institucionalização do portal de dados acadêmicos do grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (www.cpop.ufpr.br) registrado no Cnpq. O financiamento da pesquisa garantirá a implantação de um sistema de consultas diretas aos bancos de dados modelados nos próximos 24 meses e aos bancos de dados já existentes. O grupo de pesquisa possui informações sobre comunicação política no Paraná e Brasil desde o ano 2000. Justifica-se um projeto de avaliação sistemática das tecnologias digitais para debate público na medida em que as novas tecnologias digitais podem contribuir para agregar accountability aos pleitos eleitorais e outros momentos de debate, assim como tornar mais transparentes à fiscalização da sociedade civil a atuação dos representantes eleitos pelos municípios nos vários níveis em que se estrutura a representação política em nível municipal.
Outro objetivo é acompanhar o uso das novas tecnologias como forma de contato entre eleitores e candidatos, através do monitoramento dos conteúdos disponibilizados nos websites e nas RSO. Além disso, buscaremos entender como os políticos e militantes usam os weblogs e redes digitais em períodos de debate eleitoral.
A hipótese a ser testada, já identificada pela literatura internacional, é a de que os novos meios não mudam substantivamente as estratégias de campanha veiculadas por outras mídias em ambientes pré-digitais.

Pesquisadores vinculados